18º Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil

Dados do Trabalho


Título

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O IMPACTO DE EVENTOS DE VIDA TRAUMATICOS: RELATO DE CASO

Apresentação do caso

Paciente masculino, 3 anos e 10 meses, nascido de parto cesariano sem intercorrências. Os pais observaram que no primeiro ano de vida apresentava atraso de fala, estereotipias, seletividade alimentar, contato visual pobre e iniciou terapia com fonoaudiólogo. Aos 3 anos e 6 meses havia iniciado a fala verbal e correspondia ao afeto dos pais parcialmente. Após uma tentativa de sequestro que perdurou por cerca de 10 de minutos, seu comportamento mudou repentinamente e a criança parou completamente de falar. Além dessas mudanças apresentou mudança de humor, com crises de choro, ansiedade na maior parte do dia e insônia. Atualmente faz acompanhamento neurológico, psicológico e fonoaudiólogo.

Discussão

O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é descrito no DSM-5 como uma síndrome que se desenvolve após um evento traumático. Envolve sintomas como alterações no humor e na cognição e com duração mínima de um mês. Nesta nova edição, também foi proposto um subtipo de TEPT para crianças pré-escolares, com menos de seis anos de idade. ¹
O trauma afeta as crianças de maneira diferente em cada estágio de desenvolvimento e pode interferir na aquisição de marcos do desenvolvimento. ² , ³
Estudos apontam prejuízos tanto funcionais quanto estruturais relacionados ao TEPT. A partir de estudos de neuroimagem podem-se observar alterações no volume do hipocampo, na amígdala, no giro cingulado anterior, no córtex pré-frontal e alterações no hipotálamo. Essas regiões são responsáveis pela aprendizagem, memória, atenção, controle executivo e regulação emocional.⁴
Mehtar e Mukaddes (2011) avaliaram tipos de trauma, prevalência e apresentação de sintomas, incluindo diagnóstico de TEPT, em uma grande amostra de crianças com TEA. Os resultados mostraram que aproximadamente 26% dos casos tinham histórico de trauma e, desses indivíduos, aproximadamente 67% preenchiam todos os critérios para TEPT. Demonstrou também, que a exposição ao trauma em jovens com TEA foi associada ao desenvolvimento de novas dificuldades comportamentais, aumento de estereotipias, piora de deficiências de comunicação social, aumento distração/hiperatividade.⁵ , ⁶

Comentários finais

O TEPT em crianças é um diagnóstico complexo, que pode afetar as esferas emocional, comportamental, cognitiva, impactando o desenvolvimento do indivíduo.

Referências (se houver)

1.American Psychiatric Association. (2014). Diagnostic and statistical manual of mental disorders, (5th ed.)
Washington, DC: Author.

2. Lieberman, A. F., Chu, A., Van Horn, P., & Harris, W. W. (2011). Trauma in early childhood: empirical evidence and clinical implications. Development and Psychopathology, 23, 397–410. https://doi:10.1017/S0954579411000137.

3. Trickett, P. K., Noll, J. G., & Putnam, F. W. (2011). The impact of sexual abuse on female development: lessons from a multigenerational, longitudinal research study. Development and Psychopathology, 23, 453–476. https://doi:10.1017/S0954579411000174..

4. Emygdio, N. B., Fuso, S. F., Mozzambani, A. C. F., Acedo, N. A., Rodrigues, C. C., & Mello, M. F. (2019). Efeitos do transtorno de estresse pós-traumático na memória. Psicologia: Ciência e Profissão, 39, 1-13. https://doi.org/10.1590/1982-3703003174817.

5. Mohamad Mehtar, Nahit Motavalli Mukaddes, Posttraumatic Stress Disorder in individuals with diagnosis of Autistic Spectrum Disorders, Research in Autism Spectrum Disorders, Volume 5, Issue 1, 2011, Pages 539-546, ISSN 1750-9467, https://doi.org/10.1016/j.rasd.2010.06.020.

6. Hoover, D.W. The Effects of Psychological Trauma on Children with Autism Spectrum Disorders: a Research Review. Rev J Autism Dev Disord 2, 287–299 (2015). https://doi.org/10.1007/s40489-015-0052-y

Palavras Chave

TEA, TEPT ATRASO DE FALA

Fonte de Fomento (se houver)

Declaração de conflito de interesses de TODOS os autores

NAO TENHO CONFLITOS DE INTERESSE

Área

Transtornos neuropsiquiátricos e distúrbios de aprendizagem

Instituições

Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado - Amazonas - Brasil

Autores

Ana Cleide Silva souza, Luciano da Silva Pontes, Patrícia Delgado da Silva, Mario Tercio Rocha Junior , Iuri Gabriel Amazonas Tussolini, Joao Francisco Tussolini, Jadson Rago Junior